4 Passos para ter seu escritório de advocacia digital e trabalhar de onde quiser

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Com as constantes inovações tecnológicas é cada vez mais comum que se utilize do meio digital para exercer atividades cotidianas, principalmente relacionadas ao âmbito profissional. Com a advocacia não é diferente, os escritórios virtuais já são uma tendência que vem chamando a atenção de muitos profissionais.

Essa prática possui muitas vantagens e com um apoio administrativo sólido tem tudo para ser um grande sucesso. Por isso, este é o momento ideal para você abrir o seu escritório de advocacia digital.

Pensando nisso, eu venho lhe contar as principais vantagens de praticar sua profissão no meio virtual e o passo a passo de como fazer isso.

Vantagens de ter um escritório digital


A primeira vantagem, e uma das mais notáveis, é a diminuição de custos. Quando você tem seu próprio escritório físico os gastos são diversos, tem o aluguel, as contas de energia, água, internet, limpeza e possíveis funcionários.

Além disso, para se montar esse tipo de escritório tem que se investir, inicialmente, em infraestrutura, comprar móveis para o ambiente, computadores, entre outros. Sem contar com o gasto com transporte diário.

Tendo seu próprio escritório no meio digital você economiza em todos esses fatores e ainda pode trabalhar de onde quiser. Isso significar que você pode trabalhar enquanto viaja, visita seus parentes e amigos, basta ter sempre seu notebook em mãos.

A prospecção de clientes na internet também é muito mais dinâmica, pois possui um alcance maior de consumidores e é mais ativo no sentido de que você também vai à busca de clientes em vez de apenas esperar que eles venham até você.

Claro que tendo um escritório físico você também pode usar o marketing digital para alcançar essas pessoas, entretanto, o alcance será menor, já que elas terão que se deslocar fisicamente para serem atendidas.

O que indica que a advocacia digital também é vantajosa para os clientes, que terão mais instantaneidade nos feedbacks dos profissionais e não precisarão se desgastar percorrendo longas distâncias até um escritório, resolveram seus problemas de suas próprias casas.

Além de tudo isso, a internet representa o presente e o futuro, então quanto antes você se adaptar a essa inovação, melhor será para o seu negócio.

Passo 1: Tenha um site com seu próprio domínio


Esse é o primeiro passo para ter seu escritório de advocacia digital. Parece meio óbvio né? Entretanto, gostaria de ressaltar a importância desse passo, afinal, o layout do seu site é como o seu cartão de visitas, ele será uma das primeiras impressões e mais determinantes que os clientes terão do seu negócio.

Por isso, certifique-se de que seu site tenha um visual profissional que inspire confiança aos seus possíveis clientes, para que assim você consiga os atrair para entrar em contato e aumentar a possibilidade de contratação do seu serviço.

É importante fazer uma observação aqui: se a primeira versão do seu site não estiver super elaborada e o mais dinâmico possível, não deixe isso desanimá-lo, lembre-se que ele deverá passar por manutenções que o tornarão cada vez melhor. Isso acontece com todos os sites.

Portanto, como é provável que não vá ser você a desenvolver essa questão de criação do site, preocupe-se com questões mais importantes como a gestão do seu negócio, tópico que será abordado posteriormente.

Passo 2: Marketing digital


Para que o marketing digital trabalhe a seu favor, você deve ter seus objetivos bem definidos, assim como o seu mercado consumidor.

Para atingir os resultados esperados, as personas que seu negócio vai abranger devem ser bem determinadas para garantir que seus anúncios cheguem aos seus possíveis clientes.

O marketing digital pode ser feito por meio das plataformas virtuais já bastante famosas, como o Google Ads e o Facebook Ads, mas você pode como complemento, ou até como único método, utilizar perfis do seu escritório nas redes sociais para isso.

Caso tenha perfil nas redes sociais, é importante sempre mantê-la ativa para que os clientes consultem os conteúdos e, principalmente, os comentários de outros clientes, para estreitarem o vínculo com seu negócio e adquirirem ainda mais confiança.

Passo 3: Defina o protocolo de atendimento


Os pontos mais importantes nesse passo é definir como serão os primeiros contatos com o cliente, do tipo: ele fará um cadastro e mandará uma mensagem para que eu responda posteriormente; haverá um pré-atendimento por meio de mensagens automáticas e somente depois eu o responderei diretamente; entre outros.

A ideia das respostas automáticas prévias é boa porque uma das consequências dessa evolução tecnológica é o imediatismo, as pessoas estão acostumadas a terem respostas simultâneas para tudo. Desse modo, se elas não receberem nenhum feedback no momento que entrarem em contato com você, os clientes podem ficar impacientes.

Dessa forma, é importante que seu protocolo de atendimento seja eficiente, atendo às necessidades do seu cliente, mas sem sobrecarregá-lo.

Passo 4: Tenha uma boa e eficiente gestão


A gestão é a parte crucial de qualquer negócio, ela é o que determina se um negócio fará ou não sucesso, é o que faz ele se destacar entre os concorrentes e afeta diretamente o crescimento dos lucros.

Isso acontece porque a gestão diz respeito a toda a estrutura administrativa do negócio, ter uma organização competente nesse âmbito é o que faz cada setor do negócio trabalhar bem em conjunto, fazendo o todo ter harmonia.

Entretanto, quando se tem um escritório próprio, por não ser uma grande empresa, desenvolver a atividade principal e ainda cuidar da gestão é algo complexo, já que é difícil para uma só pessoa se aprofundar nas duas coisas, que são dois pilares que devem ter atenção profunda.

Por isso, o mais recomendado é que você recorra a uma mentoria especializada em gestão de escritórios de advocacia para que você estabeleça uma administração eficiente que garanta o bom desenvolvimento do seu negócio.

Abraços.

Follow up x Feedback: entenda as diferenças

Os dois conceitos são, em sua essência, completamente diferentes, mas podem ser aplicados de maneira complementar, principalmente se o líder da equipe for capaz de aplicar ambos da maneira correta.

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