Nos primeiros anos após a formação em Direito, nem sempre é fácil conquistar clientes, sobretudo se considerarmos o fato de que, hoje, o mercado jurídico está altamente concorrido, pois existem mais de um milhão de advogados no Brasil. Essa realidade pesa ainda mais quando o advogado não sabe como conquistar clientes.
Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com o objetivo de trazer algumas dicas que você pode adotar para vencer a concorrência e, assim, conquistar seus primeiros clientes na advocacia. Confira!
Especialize-se e defina uma área de atuação no Direito
Muitos advogados ao saírem da universidade ou faculdade atuam em diversas áreas, não estabelecendo um foco em nenhuma delas. Simplesmente, pegam toda e qualquer causa quando aparecem. Esse é um erro que você não deve cometer, pois pode comprometer o desenvolvimento de sua carreira.
Muitas vezes, quando um advogado decide pegar toda e qualquer causa, ele não cria uma autoridade em determinada área profissional, sendo visto apenas como um profissional que faz tudo. E, como sabemos, um profissional que faz tudo, sem focar em uma área, tende a não apresentar um diferencial.
Por isso, o ideal é que você se especialize em uma área do Direito (tributário, administrativo, civil, penal etc.), com base em estudo de mercado realizado. Assim, você cria uma autoridade e passa a ser visto como uma referência nesse campo de atuação profissional, podendo conquistar vários clientes.
Crie um site profissional para trabalhar sua autoridade no âmbito da internet
Criar um site é fundamental por diversos motivos. O primeiro é porque ter um site pode garantir certo profissionalismo à sua carreira, e isso, sem dúvida alguma, pode influenciar positivamente a percepção do público que você deseja atingir.
O segundo motivo é que você pode apresentar melhor ao seu público os serviços que oferece, bem como os casos que já atendeu (empresas, por exemplo), e disponibilizar seu currículo. Esse conjunto de informações pode fazer com que um potencial cliente opte pelo seu serviço, ampliando assim sua base de clientes e atendimentos.
Invista em marketing de conteúdo
Não menos importante que criar um site é investir em marketing de conteúdo. Trata-se de uma estratégia de marketing que busca produzir e fornecer conteúdos de qualidade e relevantes a um público, seja de uma empresa ou de uma pessoa física, mas que atua como autônomo. Atualmente, muitos advogados atuam como autônomos.
A partir do marketing de conteúdo, você pode oferecer conteúdos profissionais em diversos formatos, como texto, imagem e vídeo, e abordar temas diversos ligados ao seu campo de atuação profissional, bem como pautar temas que são de interesse do seu público.
Por exemplo, muitos clientes podem ter dúvidas sobre os serviços que você oferece e sobre os próprios serviços (O que faz uma consultoria jurídica? Quais são as vantagens de se contratar uma consultoria jurídica? Etc.). O marketing de conteúdo ajuda você a tornar tudo muito claro e pode acelerar o alcance de seus objetivos.
Gostou das dicas que fornecemos? Saiba que você pode ter acesso a outras dicas seguindo meu perfil no Instagram. Aproveite!