O envio de petições de maneira eletrônica já é uma realidade. É a chegada da Advocacia 4.0, onda que traz soluções tecnológicas para facilitar a vida de profissionais e clientes. Então, é interessante também falar sobre o ato de peticionar utilizando a sua voz, o que já faz parte da rotina de alguns advogados.
Sabemos que são muitas as atividades na rotina dos advogados autônomos e nos escritórios de advocacia, que até poucos anos atrás eram todas feitas manualmente. Por outro lado, cada vez mais surgem ferramentas tecnológicas que visam trazer maior produtividade para os setores, inclusive o direito.
Como fazer para peticionar utilizando a sua voz?
Como uma alternativa para tornar o trabalho mais ágil, há algumas opções para quem deseja peticionar utilizando a sua voz. Isso quer dizer elaborar o documento de petição sem a necessidade de digitar manualmente todo o documento, sendo a voz o comando necessário para criar o texto.
Então, as ferramentas usadas são aplicativos, programas exclusivos para digitação por voz ou mesmo softwares de gestão jurídica que possuem esse comando. Um bom exemplo é o Google Docs, que permite acesso ao documento e por meio de comando de voz o arquivo é formado.
Como utilizar o Google Docs com digitação por voz?
Como é uma fonte gratuita e mais conhecida, vamos trazer o exemplo do Google Docs como uma alternativa para fazer a sua petição por voz. Para quem ainda está no início da carreira ou ainda não está familiarizado com essas ferramentas, é a chance de se adequar.
Primeiro, basta ter uma conta Google e acessar o Docs, onde há opção para criação de arquivos de texto, lá tudo é feito e armazenado online. Então, depois de abrir o documento em Word, clique em “Ferramentas”, depois em “Digitação por voz”, que uma pequena caixa com símbolo de microfone vai abrir.
Nessa pequena caixa está o comando de começar ou interromper a captação de sons, que será feita por microfone. Esse microfone pode ser um simples fone de ouvido ou um próprio para computadores.
O que fazer depois da digitação por voz?
Para que não haja problemas em relação ao texto, é importante revisar o documento normalmente após a criação do texto. Pode ser que algumas palavras saiam distorcidas ou falte pontuação por conta da voz. Mas nada que uma revisão básica não seja suficiente como em contextos normais.
As vantagens de adotar a digitação por voz nas petições
Mesmo que seja uma adaptação para muitos profissionais ainda, a digitação por voz pode ajudar a diminuir as chances de lesões por esforço repetitivo (LER), além de tornar o processo um pouco menos cansativo, pela ausência de trabalho manual durante o uso do microfone. Vale a pena testar essa ferramenta e ver na prática suas vantagens.
Conclusão
Sabemos que a tecnologia visa trazer mais alternativas para termos produtividade e isso não seria diferente no direito. Agora você sabe como peticionar utilizando a sua voz e consegue ganhar tempo e diminuir os esforços das mãos na hora de trabalhar.
Gostou? Siga-nos no Instagram para acessar mais conteúdos sobre o assunto!