Estratégias de Cobrança de Honorários.

Conheça nossa lista vip

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos

Um dos grandes desafios dos advogados é definir uma maneira para cobrar honorários dos serviços prestados. Isso porque, além de precificar seu trabalho de forma justa, o profissional também precisa criar estratégias para reduzir a inadimplência.

Para te ajudar nesse processo, no post de hoje reunimos algumas dicas de cobranças de honorários que vão facilitar a sua rotina.

Utilize a tabela da OAB como referência


Essa ferramenta traz os valores máximos e mínimos que podem ser cobrados em cada situação e, por isso, é uma ótima base para um valor justo do seu serviço. Mas essa tabela deve ser usada apenas como referência, pois dependendo da complexidade da causa e dos valores recebidos pela indenização essa cobrança pode ser alterada.

Outra forma justa de estabelecer seus honorários é usar casos semelhantes ao do cliente como referência. Você pode mostrar os gastos que teve durante o processo, o valor de indenização e os honorários cobrados em cada causa.

Assim, será mais fácil até para você planejar seus gastos e a precificação do serviço, o que vai ajudar na hora de fechar com o cliente. Por isso, é fundamental que você adote algumas medidas de controle para organizar e monitorar cada causa, apresentando informações coerentes e precisas.

Elabore um contrato


Para que tudo saia conforme o combinado, é indispensável elaborar um contrato de honorários. Somente assim você conseguirá evitar discussões sobre a cobrança, pois o documento deixará registrado, desde o início, os valores e o acordo estabelecido.

É importante deixar tudo especificado com todos os detalhes e preços referentes a cada serviço, assim como os custos que você terá durante o processo e as datas de pagamento. Seja sempre honesto com o cliente e mostre todos os possíveis cenários em que ele poderá se envolver, destacando seus deveres e direitos.

Mantenha sempre uma boa comunicação com o cliente


Algumas vezes, os clientes acabam deixando de pagar o advogado porque não estão se sentindo satisfeitos com o serviço ou porque suas expectativas em relação a causa não foram concretizadas. Por isso, para evitar esse problema e, consequentemente, reduzir os riscos de inadimplência, é fundamental manter uma comunicação frequente com seu cliente.

Esse diálogo pode ser feito por telefone, email ou até mesmo WhatsApp. O importante é garantir que o cliente se sinta amparado e encontre as orientações que deseja. Em um curto intervalo de tempo, faça pesquisas para receber feedback dos clientes e entender o que pode melhorar no seu serviço.

Identifique a inadimplência para evitar prejuízos


Assim como qualquer outro problema, identificar uma situação de inadimplência o mais rápido possível é um fator decisivo para evitar maiores danos. Nesse sentido, é importante fazer uma lista com os clientes que não estão pagando, quanto tempo estão atrasados e qual o valor pendente.

Para reduzir os riscos de erros, documente todos esses fatores e elabore a melhor estratégia para realizar essa cobrança. Assim, você evita prejuízos e consegue cobrar os clientes da forma mais honesta e transparente possível.

Gostou dessas dicas? Então continue nos acompanhando no Instagram para não perder nenhuma novidade sobre o assunto.

Follow up x Feedback: entenda as diferenças

Os dois conceitos são, em sua essência, completamente diferentes, mas podem ser aplicados de maneira complementar, principalmente se o líder da equipe for capaz de aplicar ambos da maneira correta.

LEIA +

Conheça nossa lista vip

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos