Apesar de ambos virem da língua inglesa, eles têm a sua essência diferente, com objetivos e momentos distintos de serem realizados. Follow Up significa acompanhamento, enquanto Feedback significa realimentar.
Para sanar todas as suas dúvidas sobre qual a função de cada um, assim como quando aplicá-los, te explicamos tudo sobre estes conceitos, que se complementam e, se forem bem executados, vão potencializar os resultados da sua empresa.
Definindo o Follow Up
Como foi dito acima, em uma tradução direta e livre, Follow Up significa “acompanhamento”, ou seja, é um recurso que serve para transmitir uma mensagem e entender se a conexão com o seu cliente foi devidamente feita.
Em outras palavras, é um jeito muito interessante de manter o relacionamento com o seu público, sempre sendo realizado após um atendimento ou reunião inicial, quando a ação ainda está dando os primeiros passos.
Fazer uso do Follow Up é muito importante para qualquer advogado, já que ele também é um aliado importante na hora de gerir os seus processos judiciais.
Definindo Feedback
Novamente do inglês e em tradução livre, Feedback significa realimentar, o que, nas relações entre um líder e os seus comandados, significa o retorno que damos às pessoas da equipe referente ao seu trabalho, por meio de uma avaliação.
Seu objetivo principal é melhorar a qualidade do seu atendimento, por meio de críticas e de elogios, a fim de deixar todos com mais vontade de melhorar e evoluir, criando uma conexão entre as partes, proporcionando a construção de um caminho mais produtivo para o futuro.
Muitos podem confundir essa atitude com ações negativas, mas seu conceito é o oposto disso. Líderes que humilham, desmotivam e minam a confiança de sua equipe, estão fadados ao fracasso.
Se for bem feito pelo líder, o Feedback tem o poder de ensinar mais sobre a função exercida, melhorar os processos de modo geral, maximizar a motivação de seu setor e aumentar a produtividade dos seus comandados, que vão trabalhar em conjunto para render mais.
Quem ganha com todos estes pontos é o próprio escritório, que vai ganhar a confiança de seus colaboradores. Eles, por sua vez, irão batalhar para atingir a excelência na relação com os seus clientes, criando uma unidade interna forte.
Diferenças entre os dois
Agora que sabemos o que cada um quer dizer, assim como quais os seus objetivos, podemos dizer que o Feedback tem a função de melhorar a sua própria equipe e o seu próprio rendimento, através de críticas construtivas.
Já o Follow Up tem a preocupação mais direta com o cliente, visando criar e consolidar a relação com ele, sanando todas as suas dúvidas e analisando se a qualidade do serviço está de acordo com as expectativas, alinhando alguns pontos, se for necessário.
De modo geral, a ordem da aplicação pode variar, mas podemos concluir que o Follow Up acontece antes para que depois seja possível dar um Feedback referente ao atendimento prestado, a fim de melhorar seu desempenho no futuro.
Gostou do artigo?
Siga o nosso Instagram, que conta com vários posts com mais conteúdos importantes para você se informar.