Todo advogado deseja encontrar reconhecimento profissional. Para quem deseja exercer a profissão online, muitas vezes a dificuldade em prospectar clientes, bem como em definir honorários e tomar outras decisões de gestão de carreira pode ser uma pedra no caminho (entre muitas outras pedras).
Ainda assim, é perfeitamente possível ser um advogado virtual de sucesso, visto que cada vez mais pessoas buscam apoio jurídico pela internet. Acompanhe esse passo a passo para saber algumas diretrizes que podem ajudá-lo a colocar esse sonho em prática.
Passo 1: Conheça as ferramentas disponíveis
Se você pretende atender clientes virtualmente, o primeiro passo é conhecer as ferramentas disponíveis. Há diversos aplicativos que podem ajudar o advogado na organização de seus documentos e tarefas.
Ter um computador ou notebook e um celular que funcionem bem, além de uma impressora e um scanner são essenciais para dar conta do trabalho que você fará de casa.
Além disso, manter-se atualizado com a tecnologia e utilizar ferramentas online vai fazer toda a diferença na criação de interações mais pessoais com o seu cliente, ainda que o atendimento seja pela internet.
Passo 2: Organize seu tempo e seu espaço
Pense bem onde você vai trabalhar: vai separar um espaço em casa? Utilizar espaços de cowork? Bibliotecas? Cafés? Ter isso estabelecido não tem a função de engessar, mas permitir criar um plano de trabalho que você pode seguir para organizar melhor o seu tempo.
É preciso atender clientes online com a mesma cortesia e prontidão que você atenderia se fosse um cliente presencial: responder e-mails em até 24 horas. Adquirir o hábito de checar mensagens ao menos uma vez por dia e reservar um tempo para responder tudo é essencial para deixar seus clientes informados e satisfeitos, de modo que eles se lembrem de você e indiquem seu trabalho.
É por isso que o cumprimento de prazos também é tão importante: certifique-se de cumprir os prazos que prometeu a seus clientes para ganhar credibilidade.
Passo 3: Mantenha seus documentos organizados
Um advogado virtual não precisa de um monte de estantes e uma tonelada de papéis. Mas certamente ele precisa manter seus documentos organizados virtualmente se quiser conseguir trabalhar de forma eficiente.
Ferramentas para armazenamento em nuvem, como o Google Drive, o One Drive ou o Dropbox podem ser grandes aliados para criar pastas e guardar arquivos e compartilhá-los com clientes ou colaboradores.
A organização dos documentos também envolve colocar em ordem notas fiscais, contratos, recibos e outras informações financeiras.
Passo 4: Organize suas tarefas
Trabalhar em home office exige muita disciplina e organização. Como o espaço de trabalho está ligado ao seu espaço pessoal, organizar suas tarefas é essencial para não perder prazos e fazer tudo o que você se propôs.
Há diversas aplicações de internet que podem ajudar nesse ponto, permitindo que você acompanhe o desenvolvimento do seu trabalho.
Passo 5: Mantenha um contato constante com seus clientes
Lembre-se de que todo cliente é importante para atingir o seu sucesso como advogado virtual. Por isso, incentivar seus clientes a se envolverem tanto quanto possível, oferecendo acesso a documentos online, respondendo e-mails e fornecendo informações rapidamente, dando muita transparência a tudo o que está sendo feito, é essencial para que essa relação seja positiva.
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